blog

Carlos Moreira

[PORTUGUÊS] Um excelente fotógrafo de rua brasileiro: Carlos Moreira. Recomendo visita a sua página web: http://www.carlosmoreira.com.br . Também recomendo seu livro "Carlos Moreira: São Paulo", publicado em 2014. Eu tenho esse livro e com frequência aprecio suas imagens. Aliás, degusto-as. Algumas fotos requerem apreciação mais detalhada. Chama a atenção o olhar diferenciado do fotógrafo.  Chama também a atenção o fato de conseguir trabalhar com maestria tanto em cores quanto em preto e branco. Realizou inclusive treinamento sobre processamento de filmes coloridos na Fujifilm (Japão). Tal qual Sebastião Salgado, Carlos Moreira era formado em economia. Dedicou-se exclusivamente à fotografia a partir de 1964. Lecionou fotografia em vários locais e contribuiu para a formação de muitos fotógrafos. O Brasil possui um grande fotógrafo de rua. Vale a pena se familiarizar com sua obra. O Carlos Moreira me impressiona tanto quanto um excelente fotógrafo de rua português, o Rui Palha, sobre quem escreverei em outra postagem. 

A fotografia de rua documenta a vida cotidiana em locais públicos de forma cândida. A obra do fotógrafo Carlos Moreira mostra-nos que a fotografia de rua pode também documentar uma cidade, no sentido amplo. Ela documenta a vida em São Paulo através de seus inúmeros personagens. Em o fazendo, documenta também a dinâmica da cidade e suas ásperas e poéticas geometrias.  

A fotografia de rua é, em última instância, a fotografia da vida. Sem disfarces, sem máscaras, sem projeções. É a vida como ela é. E é exatamente aí que reside seu caráter poético. 

Photo / Foto: Carlos Moreira. 


Photo / Foto: Carlos Moreira.